O SINDICATO

HISTÓRICO

Com a necessidade da criação de um órgão com representatividade sindical para defender, coordenar e proteger interesses individuais e coletivos da atividade profissional dos policiais federais e servidores administrativos surge, em 22 de agosto de 1989, o Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Departamento de Polícia Federal no Estado de São Paulo (SINDPOLF/ SP).
Desde então, policiais e servidores do Estado contam com um órgão competente e coeso nas reivindicações sociais e trabalhistas, que tem realizado, desde sua fundação, ações que permitem a melhoria contínua das condições de trabalho no Departamento de Polícia Federal, colaborando com o fortalecimento da instituição e realizando as transformações que a categoria profissional deseja e a sociedade necessita.
O SINDPOLF é o único e legítimo representante no Estado de São Paulo de toda a Carreira Policial Federal, composta pelos cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista, Delegado e Perito, bem como pelos servidores administrativos do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.
Diretoria Executiva, membros do Conselho Fiscal e Diretores Regionais tomaram posse em cerimônia realizada na sede (Fotos: Vê Garafulic)

A cerimônia de posse da Diretoria Executiva e Conselho Fiscal do SINDPOLF/SP para o triênio 2017/2019 aconteceu na segunda-feira (28/08), no auditório, na sede da Entidade. Entre os presentes estava o presidente Nacional da Nova Central, José Calixto Ramos, que em seu discurso avaliou o momento atual pelo qual passam todos os brasileiros.

“Nós temos o prazer de dizer que temos oito sindicatos da Polícia Federal associados a nós e isso muito nos orgulha. É importante dizer que vocês assumem em um momento ímpar na vida nacional. Posso lhes dizer que nunca vivi um momento tão preocupante”, comentou. 

O presidente da ANSEFBH (Associação dos Servidores dos da Polícia Federal de Belo Horizonte/ Minas Gerais), Marco Aurélio Bolpato da Silva, também discursou. “Nós precisamos estar unidos nesse momento de dificuldades para o Brasil. Quero pedir esse sentimento de união e parabenizar a todos”. 

Jarim Lopes Roseira, presidente da Associação Internacional de Polícia abordou a importância do trabalho da diretoria. “Os senhores assumem o sacerdócio de defender todo um segmento de servidores especiais que são os defensores da lei e da ordem. O país vive um momento de grande inquietação.”

Alexandre Sally, reeleito como presidente do sindicato,  foi o último a falar e lembrou de sua atuação no SINDPOLF/SP primeiramente como Diretor Jurídico. “Nosso jurídico se tornou referência. Alcançamos aquilo que havíamos  almejado”, disse ele, que analisou também as transformações pelas quais o movimento sindical passou. “Não temos mais o sindicalismo radical, de quebrar tudo. Não há mais espaços para isso. Para conviver em sociedade é necessário saber lidar com todos os tipos de situações”,

O presidente do SINDPOLF/SP também estimulou os filiados a se informarem sobre a atuação do sindicato. “Em vez de apenas criticar por que não arregaçar as mangas e participar? A Entidade está aberta a todo tipo de contribuição”.

Entre as conquistas desse ano, Sally salientou a regularização de uma área no Sindicato na capital de São Paulo. “No início desse ano regularizamos a escritura de um terreno na Vila Mangalot”, comentou o presidente que, em julho passado foi convidado para assumir o cargo de Secretário Nacional dos Trabalhadores em Segurança Pública da Nova Central. “Recentemente participamos de um evento da OIP, em Portugal, pela Nova Central e fui eleito Secretário de Relações Internacionais dessa instituição”, disse ele antes de concluir seu discurso dando boas-vindas aos eleitos: “Os diretores foram escolhidos a dedo, cada um dentro de sua área específica. Desejo sucesso à nova diretoria”.

A Diretora de Comunicação e Intersindical, Paula Daltro, também fez um breve discurso. "Hoje é um dia muito importante para nós. Além da posse da Diretoria Executiva de do Conselho Fiscal lançamos nosso Boletim Informativo e o novo site, que está mais bonito, informativo e interativo com os sindicalizados".

O veículo impresso do SINDPOLF/SP traz novidades do Sindicato como parcerias recentes e o passo a passo para instalar aplicativo BrComunique no celular dos filiados, por exemplo. Já o portal tem novas editorias e também permitirá maior interação com os sindicalizados, como o cadastramento para receber newsletter que será enviada com notícias da instituição. 

Nessa noite também foram empossados os diretores regionais e estavam presentes Cristian Pezzi (de Ribeirão Preto), Marco Antônio Costa (de Santos), Andréia Passos (de Presidente Prudente) e Luiz José Morais de Andrade (de São José dos Campos). 

Entre as autoridades e amigos do SINDPOLF/SP também estavam Marcos Viana (representando o SINPRF-SP e que também compôs a mesa durante a solenidade),  Marco Antonio Scandiuzzi (Associação Nacional dos Escrivães da Polícia Federal), Humberto Paim (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra), Tenente-Coronel Antonio Bezerra (Associação dos Oficiais da Polícia Militar), Lineu Fernandes (subprefeitura da Lapa e arquiteto) e Fábio Bonchristiano (secretário parlamentar que representou o deputado federal Celso Russomano). 

Os diretores momentos antes de serem empossados, no auditório da sede do Sindicato
Marco Aurélio Bolpato da Silva (ANSEFBH), José Calixto Ramos (Nova Central), Alexandre Sally, Marcos Viana (representando o SINPRF-SP), Jarim Roseira (Associação Internacional de Polícia) compuseram a mesa durante a solenidade
Alexandre Sally durante discurso na cerimônia de posse

Marco Aurélio Bolpato da Silva, Marco Antonio Scandiuzzi (Associação Nacional dos Escrivães da Polícia Federal), Marco Antônio Costa ((diretor regional de Santos), Humberto Paim (Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra)  e Nilto Mendes da Silva (vice-presidente do SINDPOLF/SP)
Luiz Francisco Corrêa de Castro (coordenador do departamento jurídico do SINDPOLF/SP), Gislene Gerônimo (sócia do escritório Capano. Passafaro Advogados Associados), Kelmann Oliveira (Diretor Jurídico do SINDPOLF/SP) e Fernando Capano (também sócio do escritório Capano, Passafaro Advogados Associados, que é responsável pelo Departamento Jurídico do SINDPOLF/SP)
Paula Daltro (Diretora de Comunicação e e Intersindical), Sandra Omura (Diretora Social) e Andréia Passos (membro do Conselho Fiscal e Diretora da Regional de Presidente Prudente
Dr. Roberto Tonnani de Campos Mello, psiquiatra e psicoterapeuta que atende sindicalizados da Entidade
Alexandre Sally com  a namorada Fernanda Fabrizia de Castro e a filhas Yasmin (à esq.) e Isadora