O SINDICATO

HISTÓRICO

Com a necessidade da criação de um órgão com representatividade sindical para defender, coordenar e proteger interesses individuais e coletivos da atividade profissional dos policiais federais e servidores administrativos surge, em 22 de agosto de 1989, o Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Departamento de Polícia Federal no Estado de São Paulo (SINDPOLF/ SP).
Desde então, policiais e servidores do Estado contam com um órgão competente e coeso nas reivindicações sociais e trabalhistas, que tem realizado, desde sua fundação, ações que permitem a melhoria contínua das condições de trabalho no Departamento de Polícia Federal, colaborando com o fortalecimento da instituição e realizando as transformações que a categoria profissional deseja e a sociedade necessita.
O SINDPOLF é o único e legítimo representante no Estado de São Paulo de toda a Carreira Policial Federal, composta pelos cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista, Delegado e Perito, bem como pelos servidores administrativos do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.

O agente da Polícia Federal Eduardo Tarquínio de Souza Barcellos Dias, foi absolvido em um processo por fraude documental aberto contra ele em 2012. Ele foi defendido pelo Dr. Cristiano Sofia Molica, que faz parte da equipe do escritório Capano, Passafaro Advogados Associados, responsável pelo Departamento jurídico do SINDPOLF/SP e cuja coordenação pertence ao Dr. Luiz Francisco Corrêa de Castro. A sentença foi dada pelo juiz em 25 de maio e a ação penal tramitou na 2ª Vara Federal de Osasco (processo nº 0001481-40.2012.403.6181).