O SINDICATO

HISTÓRICO

Com a necessidade da criação de um órgão com representatividade sindical para defender, coordenar e proteger interesses individuais e coletivos da atividade profissional dos policiais federais e servidores administrativos surge, em 22 de agosto de 1989, o Sindicato dos Servidores Públicos Civis do Departamento de Polícia Federal no Estado de São Paulo (SINDPOLF/ SP).
Desde então, policiais e servidores do Estado contam com um órgão competente e coeso nas reivindicações sociais e trabalhistas, que tem realizado, desde sua fundação, ações que permitem a melhoria contínua das condições de trabalho no Departamento de Polícia Federal, colaborando com o fortalecimento da instituição e realizando as transformações que a categoria profissional deseja e a sociedade necessita.
O SINDPOLF é o único e legítimo representante no Estado de São Paulo de toda a Carreira Policial Federal, composta pelos cargos de Agente, Escrivão, Papiloscopista, Delegado e Perito, bem como pelos servidores administrativos do Plano Especial de Cargos da Polícia Federal.

Presidência

Presidente
Alexandre Santana Sally
Vice-Presidente
Nilto Mendes da Silva

Composta por seus dirigentes sindicais, presidente e vice-presidente, a Presidência do SINDPOLF/SP promove ações que resolvam problemas trabalhistas da categoria, facilita a participação de todos os associados em decisões coletivas e responde diretamente pela entidade em diversos setores sociais. O dirigente sindical é o porta-voz oficial da entidade e de sua imagem junto à sociedade. Além das questões trabalhistas tem como outra preocupação a promoção de estratégias que visem o bem estar do sindicalizado e de sua capacitação profissional.

Diretoria Financeira

Diretor Financeiro
Rodolfo de Archangelo
Diretor Adjunto
Marco Antonio Oliveira Costa Acácio Soares
Membros Suplentes
Jeferson Clécio Simões
Andreia Nocheti Siqueira Passos

Secretaria

Secretário Geral
Alberto Avelino do Nascimento

Diretoria de Comunicação e Intersindical

Diretora de Comunicação e Intersindical
Paula Daltro

Um dos maiores desafios do sindicalismo nos dias atuais é a construir um canal de comunicação seguro, ágil e efetivo. Além disso, São Paulo possui o maior número de delegacias descentralizadas do Brasil, o que faz da Diretoria de Comunicação do Sindpolf/SP uma área estrategicamente fundamental.
Porém, não se trata apenas de comunicação entre o sindicato e o sindicalizado mas também com a sociedade, com os meios de comunicação e com todas as instituições relevantes para a defesa e fortalecimento dos servidores da Polícia Federal.

Diretoria Jurídica

Diretor Jurídico
Kelmann Oliveira Freitas

Não existe atividade sindical sem que haja um jurídico forte. Essa é a premissa que baseia à manutenção das atividades jurídicas ligadas ao SINDPOLF/SP. Por meio da contratação de advogados que prestam assessoria aos sindicalizados em todo o Estado, o sindicato promove a defesa de seus integrantes que tem algum direito ameaçado, seja no âmbito administrativo ou judicial.
A administração do DPF deve notar que todas as decisões por ela tomadas deverão ter base legal, sob pena do SINDPOLF/SP mover as ações administrativas e judiciais devidas. Assim, o Departamento Jurídico é fundamental na estrutura do sindicato por prevenir e repelir ações que firam o direito do seu integrante.

Conselho Fiscal

Conselho Fiscal Efetivo
Rogério Aparecido de Almeida Lopes
Emerson Robert Pierassol Ruas
Achilles José Larena

O Conselho Fiscal é responsável pela fiscalização da gestão financeira e patrimonial do SINDPOLF/SP. É o Conselho que deve emitir parecer sobre as demonstrações contábeis e também sobre a condução dos recursos financeiros do sindicato.

Diretoria Social

Diretora Social
Sandra Lima Omura

A Diretoria Social tem a responsabilidade de organizar eventos, parcerias e convênios com o objetivo de proporcionar ao sindicalizado opções de bem estar e desenvolvimento sócio-educacional.